top of page

Glitch Art

Você sabe o que é glitch? é o erro digital, é quando o computador dá tela azul ou seu celular quebra, e as televisões quando estão sem sinal? também é glitch.
Glitch portanto, é esse erro inesperado das tecnologias, o imprevisto, a irregularidade dos sistemas eletronicos.
No tiktok e no instagram existem muitos filtros que distorcem a realidade da fotografia com os glitchs

A obra abaixo é do Cleber Gazana, se chama “Designing Failures” ela aconteceu em 2013, sim, aconteceu. O artista estava passando as fotografias que iriam para uma exposição de um dispositivo para outro, mas por falha de incompatibilidade, as fotos deram erros, glitchs, mas ele decidiu deixar assim, essa se tornou a obra.

glit.webp

Glitch art é uma forma de expressão artística que explora e celebra falhas e imperfeições digitais, como erros de compressão de arquivos, distorções de imagem e corrupção de dados. Em vez de ver essas falhas como problemas a serem corrigidos, os artistas de glitch art as consideram como oportunidades criativas.

Nesse pensamento de permitir o erro podem surgir muitas reflexões não acha?  Alguns artistas nos últimos anos tem então aliado seus trabalhos à esses glitchs sejam eles intencionais ou acidentais.  É uma prática artística que trata sobre o fazer as coisas da maneira errada, de rejeitar as regras e maneiras corretas de fazê-las em nome da experimentação.  É uma arte sobre a relação entre pessoas e a tecnologia, uma coisa quebrada que ganhou um novo significado.

O artista Takehsi Murata fez uma vídeo arte “Pink Dot (2007)” de 5 minutos com que se caracteriza pelo efeito de animação e transição de imagens, onde cada corte desencadeia novos efeitos de glitch art:

O artista atama gagwamggwang também trabalha com a video art e a Glitch Art, vale a pena conferir o insta dele.

PROPOSTA DE PESQUISA

baixo estão obras de artistas que trabalham com glitchs, ao clicar na imagem você será redirecionado para o site do artista, escolha um artista/obra e comente sobre no nosso fórum. Coloquei suas percepções, curiosidades, o que mais te chama atenção e comente nas publicações de outras pessoas.

Responda as perguntas, contribua com curiosidades e duvidas.
Coloque seu nome, sua turma, e sua escola no comentário.
Comentários (8)

Tobias Meneghini
Tobias Meneghini
11 de mar. de 2024

Cada artista tem suas próprias críticas direcionadas a determinado público, passadas atravéz de suas obras, porém, um porpósito em comum entre artistas que utilizam uma técnica semelhante, cria um estilo de arte, uma comunidade. A Glitch Art tem como propósito transmitir a imperfeição digital atravéz de efeitos visuais e emocionais, demonstrando que tudo aquilo que é produzido pelo ser humano tem suas devidas porcentagens de erros, assim como a rede. Obras que utilizam desta técnica expressam uma certa aceitação em entender que falhas sempre continuarão existindo, independente da situação, e incentiva-nos a aceitar-mos os erros e aprender-mos com eles ao invéz de reprimimo-los e acumular-mos a angústia em nós mesmos, além das críticas adicionais que cada artista menciona, é claro.

Curtir

artedigital.mddi
24 de fev. de 2024

Como a glitch art pode ser interpretada em termos de sua relação com a sociedade digital contemporânea?

Curtir
Tobias Meneghini
Tobias Meneghini
11 de mar. de 2024
Respondendo a

A Glitch Art pode ser vista como uma representação artística da imperfeição digital, demonstrando que nem tudo no mundo virtual é perfeito e totalmente confiável e que sempre haverá falhas neste processo.

Curtir

artedigital.mddi
24 de fev. de 2024

Quais são os efeitos visuais e emocionais que a glitch art pode evocar no espectador?

Curtir
Tobias Meneghini
Tobias Meneghini
11 de mar. de 2024
Respondendo a

Efeitos visuais como a pixelização, distorção e fragmentação são comuns em Glitch Arts, assim como desrealização, despersonalização, dissociação e desconforto são alguns efeitos emocionais que, sua grande maioria, causam.

Curtir

artedigital.mddi
24 de fev. de 2024

Como a glitch art desafia as ideias tradicionais de estética e perfeição na arte?

Curtir
Tobias Meneghini
Tobias Meneghini
11 de mar. de 2024
Respondendo a

Com uma representação que não é perfeita e nem segue tudo aquilo que foi construído a respeito da arte, demonstrando que fazer arte não é sobre fazer algo perfeito e que não e preciso seguir o mesmo caminho de regras para criar uma obra de arte. Um simples erro de computador ou distorção de uma imagem também pode ser arte, mesmo representando a imperfeição e as falhas da programação.

Curtir

artedigital.mddi
24 de fev. de 2024

Qual é o propósito por trás da glitch art? O que os artistas pretendem comunicar ou expressar através dela?

Curtir

Proposta de Criação Artística

Os glitchs podem ser feitos intencionalmente também, então, você pode utilizar fotografias que você mesmo tem, ou pegar algumas gratuitas nos sites Pixabay ou Unplash e utilizar o site photoMOSH para fazer glitchs nas fotografias. É um site bem fácil, basta fazer upload da foto e explorar na lateral direta o que o editor pode fazer com a imagem, ele também permite fazer gifs. No instagram e no tiktok existem filtros com glitch art. Não há problema em errar, experimente diferentes formas de errar sua fotografia! Junte ao menos 3 experimentações em uma vídeo arte.

Depois de concluir sua Video Arte, publique ela no nosso fórum!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LANÇA, Ana Rita. Arte contemporânea pintada a pixels: interpretações fotográfas de obras plásticas. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/10179  

ALENCAR, Filipe Henrique Bezerra Matos de.Pixel Art & Low Poly Art : catalisação criativa e a poética da nostalgia. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/24541

© Copyright

Todos os direitos reservados

Sanshaine Moura

2024

© Copyright

Todos os direitos reservados

Sanshaine Moura

2024

bottom of page